A marca

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A Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Mafra foi fundada em 1957, com o fim de proporcionar aos agricultores o apoio creditício indispensável à sua atividade.
Por sucessivas alterações ao Estatuto Legal das Caixas de Crédito, foi a esfera de atuação sendo alargada até que, por Decreto-Lei 102/99, de 31 de Março, e porque satisfazia as regras prudenciais fixadas no artigo 99º do Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras, foi autorizada a alargar a sua atividade, aliás como era previsto no Decreto-Lei nº 230/95, de 12 de Setembro.
Exercendo a sua atividade, preferencialmente na área geográfica do Concelho de Mafra, a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo tem atualmente 35 funcionários, que trabalham em 6 agências (Mafra, Encarnação, Azueira, Póvoa da Galega, Malveira e Ericeira). Tem instaladas nas 17 freguesias 27 máquinas ATM e mais de duas centenas de T.P.A. (terminais de pagamento automático) em estabelecimentos comerciais. Assume-se como o “Motor do Desenvolvimento do Concelho“, no universo de aproximadamente 30.000 clientes e 5.000 associados, e no qual exerce uma ação sócio-cultural, mais concretamente direcionada para a Juventude e Terceira Idade.
No Ano de 2002 foi-lhe atribuído o Prémio “Igualdade é Qualidade“, pela Presidência do Conselho de Ministros e pelo Ministério da Segurança Social e do Trabalho.
Em 2003 foi-lhe autorizado pelo Banco de Portugal a Exoneração do SICAM, conforme seu pedido, mantendo-se como Crédito Agrícola e respeitando os seus princípios mutualistas.

Conselho de Administração

Capital humano, a alma do nosso banco

Pessoas que trabalham no dia-a-dia para atingir um objetivo comum: que os nossos clientes possam conseguir os seus.
maria vale
Presidente
Engª Maria Manuela Nina Jorge Vale
adelia antunes
Vice-Presidente
Adélia Maria Mendes Gomes Antunes
david jorge
Vice-Presidente
Engº David Alexandre Neves da Silva Jorge

Recrutamento

Candidatura espontânea

Área de interesse
Curriculo

Código de conduta

O Código de Conduta da Caixa de Mafra enuncia procedimentos a adotar, em termos de ética profissional, por todos os trabalhadores da Instituição, constituindo também uma referência para o público no que respeita ao padrão de conduta exigível à Caixa no seu relacionamento com terceiros.

Responsabilidade Social

A CCAM de Mafra é uma Instituição de Crédito com a natureza jurídica de cooperativa de responsabilidade limitada. Fruto da sua natureza mutualista, apoia de forma significativa a comunidade onde está inserida. A instituição tenta dar resposta às solicitações de que é alvo, sendo diversa a natureza das entidades e os objetivos dos pedidos de apoio. No entanto, podemos afirmar que o apoio à comunidade se centra em quatro grandes áreas de ação: Juventude, Idosos, Cultura/Ambiente e Coletividades.

​Juventude

Marcadamente, este apoio incide sobre os diversos agrupamentos escolares do concelho, bem como às suas associações de pais e encarregados de educação, e a tipos diversos de organizações tais como agrupamentos de escuteiros, escolas musicais e escalões de formação de clubes desportivos do concelho.

​Idosos

Nesta área são apoiadas, quer por solicitação quer por protocolo, as Misericórdias do concelho (Mafra, Ericeira e Venda do Pinheiro), na vertente dos seus Centros de Dia, e as Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários e Associações de Socorros, através de protocolo para o transporte de idosos aos diversos serviços de saúde.

​Cultura/Ambiente

Nesta área, são apoiados dois dos espaços mais emblemáticos do concelho, com projeção nacional - o Palácio Nacional de Mafra e a Tapada Nacional de Mafra. Por outro lado, são diretamente apoiadas publicações literárias que incidem sobre o património cultural, natural e edificado do concelho e sobre a sua história. De forma mais ocasional, mas com grande impacto, são apoiados alguns projetos de reconstrução e restauro de edifícios marcantes (p.e. capelas e igrejas) e de obras de arte, sendo mais marcante o restauro da Berlinda de Nossa Senhora da Nazaré.

​Coletividades

A CCAM Mafra apoia inúmeras coletividades do concelho na prossecução dos seus objetivos. Desde grupos corais, bandas filarmónicas, ranchos folclóricos, clubes desportivos, associações recreativas e culturais, comissões de festas, etc. Dada a sua diversidade e número, é esta a área de ação a que fica adstrito um maior montante global de donativos.

Sustentabilidade

A Sustentabilidade é um tema cada vez mais premente no discurso global. A urgência da actual crise climática e a necessidade de uma transição para um desenvolvimento mais sustentável levou a CCAM de Mafra a reavaliar as suas prioridades ambientais, sociais e económicas. Enquanto Banco local e de base Cooperativa reconhece o papel vital que tem a desempenhar na condução da transição para um futuro mais sustentável.

 
Os impactos positivos e negativos que advêm da cadeia de valor da CCAM de Mafra foram analisados tendo em conta a sua probabilidade e gravidade. Por último, procedeu-se à correspondência dos impactos identificados tendo em conta os ODS, emergindo, assim, os ODS prioritários da CCAM de Mafra, a saber: ODS 7, 8, 9, 10 e 13.

Proteção de dados

A partir do dia 25 de maio de 2018, será aplicável em todo o espaço da União Europeia o Regulamento (UE) 2016/679 (Regulamento Geral de Proteção de Dados Pessoais "RGPD"). O Regulamento Geral de Proteção de Dados Pessoais introduz alterações muito significativas no que concerne aos direitos dos titulares dos dados pessoais e às medidas que devem ser adotadas pelas instituições para proteção dos dados pessoais.
No âmbito da sua atividade, a CCAM de Mafra procede à recolha e tratamento de dados pessoais dos seus Clientes e outras pessoas para efeitos de cumprimento de contratos ou de obrigações jurídicas e a realização dos seus interesses legítimos, procurando assegurar que essa recolha e tratamento são efetuados em conformidade com o Regulamento Geral de Proteção de Dados Pessoais.

Dados pessoais e o seu tratamento
Um dado pessoal é qualquer tipo de informação relativa a uma pessoa singular. Por exemplo, o nome, um número de identificação, contactos, até elementos da sua identidade económica ou social. O tratamento de dados pessoais é qualquer operação efetuada, por meio automatizados e não automatizados, sobre estes dados-recolha, registo, alteração, consulta, utilização, transmissão e destruição.
A CCAM de Mafra recolhe junto dos seus Clientes dados pessoais relacionados com os mesmos. Os dados recolhidos correspondem a dados que são fornecidos pelos próprios clientes mediante o preenchimento de formulários, como será o caso da abertura de conta ou a contratação de uma operação de crédito, ou, ainda, dados pessoais que resultam dessas mesmas relações, incluindo dados da utilização dos canais digitais da CCAM a que o cliente tenha aderido, nomeadamente acessos, consultas, instruções, transações e outros registos relativos à sua utilização.

Na prestação dos serviços e na oferta de produtos, a CCAM de Mafra procede ou poderá proceder ao tratamento de várias categorias de dados pessoais, incluindo:
Dados demográficos (ex: nome, género, naturalidade, data de nascimento, nacionalidade);
  • Dados contratuais (ex: número de conta, IBAN);
  • Dados de contacto (ex: morada, telefone, endereço de correio eletrónico);
  • Dados governamentais (ex: número de cartão de cidadão, número de contribuinte);
  • Dados de identificação digital (ex: endereço de IP);
  • Dados de atividade profissional (ex: profissão, entidade patronal);
  • Dados relativos ao património, posições e movimentos financeiros (ex: valor dos seus bens, dados fiscais);
  • Dados familiares (ex: estado civil).

A CCAM de Mafra também trata dados pessoais criados a partir da análise da sua utilização dos nossos produtos e serviços, das suas transações e preferências, como por exemplo, o seu perfil de cliente.
Para a análise de risco de crédito e avaliação da solvabilidade dos seus Clientes, o Banco recorre a técnicas de estatística e de segmentação de Clientes (profiling), utilizando para o efeito os dados pessoais recolhidos diretamente junto dos seus Clientes ou que resultem da relações destes estabelecidas com o Banco, como por exemplo o tipo de produtos subscritos, as operações de crédito contratadas, o nível de incumprimento registado, etc. Adicionalmente, o Banco édito do Banco de Portugal.
Refira-se também que a utilização de técnicas de profiling (definição de perfis) visam responder a obrigações a que as instituições de crédito estão vinculadas no âmbito da Lei de Prevenção do Branqueamento de Capitais e Financiamento ao Terrorismo, das leis e regulamentos, nacionais e comunitários, que regulam os mercados financeiros, do regime jurídico do crédito a consumidores e do regime jurídico do crédito hipotecário, incluindo o crédito à habitação.

Destinatários dos dados.
A CCAM de Mafra é o único destinatário dos dados recolhidos. Não obstante, a CCAM está obrigada por lei a comunicar às entidades reguladores que superentendem a sua atividade, e a outras entidades públicas/oficiais, dados pessoais dos seus Clientes, relacionados com a sua identidade, com as suas responsabilidades de crédito, respetivas contas bancárias, à ordem e a prazo, subscrição de instrumentos financeiros e respetiva remuneração.
Adicionalmente e sempre que a CCAM de Mafra intenta ações de recuperação de crédito ou intervém em processos de insolvência ou de qualquer outra natureza para o exercício ou defesa de um direito que lhe assiste num processo judicial, os dados pessoais dos Clientes de identificação e relacionados com processo em causa são comunicados às autoridades judiciais intervenientes.

Direitos dos Clientes
Ao titular dos dados assiste, nos termos da lei aplicável, os seguintes direitos:
  • Direito de acesso;
  • Direito de retificação;
  • Direito ao apagamento;
  • Direito à limitação do tratamento;
  • Direito à portabilidade;
  • Direito de oposição;
  • Direito de não ficar sujeito a decisões individuais exclusivamente automatizadas;
  • Direito a retirar o seu consentimento;
  • Direito de apresentar reclamações junto da autoridade de controlo

Pode exercer os seus direitos através dos seguintes canais:
  • E-mail: pode exercer os seus direitos através de e-mail, para o endereço protecaodedados@ccammafra.pt;
  • Carta: pode exercer os seus direitos através de carta, dirigida à CCAM de Mafra ao cuidado do Encarregado de Proteção de Dados e enviada para a morada Terreiro D. João V, 2644-010 Mafra.

Sem prejuízo de qualquer outra via de recurso administrativo ou judicial, todos os titulares de dados têm direito a apresentar reclamação a uma autoridade de controlo, em especial no Estado-Membro da sua residência habitual, do seu local de trabalho ou do local onde foi alegadamente praticada a infração, se o titular dos dados considerar que o tratamento dos dados pessoais que lhe diga respeito viola o Geral de Proteção de Dados (Regulamento (UE) 2016/679) e demais legislação nacional aplicável.

Em Portugal a autoridade de controlo é a Comissão Nacional de Proteção de Dados.
Consulte aqui a Política de Proteção de Dados Pessoais e de Privacidade da CCAM de Mafra.

Política de Comunicação de Irregularidades

Open Banking - PSD2

A CCAM de Mafra disponibiliza o canal de Open Banking, que surgiu na sequência da 2ª diretiva de pagamentos (Payment Services Directive 2 – PSD2) da União Europeia.

Para aceder às APIs utilize a plataforma SIBS API Market

Informação

Acesso a Contas

Iniciação de pagamentos

Estatísticas

Política de Seleção e Designação de ROC e SROC